O olhar dócil, o focinho achatado e o longo pelo sedoso, típicos do shih tzu, são irresistíveis e conquistam fãs há séculos! Brincalhão e companheiro, esse cachorro não precisa de muito espaço para se exercitar e, por isso, vive muito bem em pequenas residências, como apartamentos, mas também se adapta em uma casa grande. O shih tzu adora colo e segue o tutor pela casa. Os cachorros dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de atenção. São cães que alertam quando estranham algo – o que pode acontecer com certa frequência, dependendo da quantidade de ruídos que ele consegue ouvir de casa. Educar um shih tzu é um desafio que requer muita paciência e amor: ele sabe o charme que tem e abusa disso para tentar conseguir que as coisas sejam feitas do jeito dele.
* Origem do shi tzu: China
* Peso médio do shi tzu: 4-7 kg
* Altura média do shi tzu: 20-28 cm
* Expectativa de vida do shi tzu: 10-16 anos

História

As informações mais antigas sobre o shih tzu remetem a documentos, pinturas e objetos de arte datados de 624 a.C. Há duas principais teorias sobre suas origens. Uma delas afirma que seus ancestrais foram um presente provavelmente lcomprado no império bizantino e dado por K’iu T’ai, rei de Viqur, para a corte chinesa. Outra defende que ela descende de cachorros vindos do Tibet. De qualquer forma, foi na China que o shih tzu como conhecemos hoje foi desenvolvido.
Durante a maior parte da Dinastia Ming, que governou a China entre 1368 e 1644, esse cachorro foi adotado como animal doméstico e era muito querido pela família real. Com a Revolução Comunista no país, a raça quase foi extinta. Hoje, todos os shih tzus descendem de 14 cachorros (sete machos e sete fêmeas). Alguns deles foram importados para a Inglaterra, onde a sua criação começou em 1930. Lá, a raça foi inicialmente categorizada como lhasa apso, mas depois o Kennel Club inglês separou o lhasa apso do shih tzu em duas raças distintas.

Características

Cores da raça
Os filhotes de shih tzu nascem com a pelagem escura, que vai clareando à medida que eles crescem. No quesito cores, é uma raça bem democrática e não há um padrão definido: todas as combinações são aceitas! Preto, cinza, marrom, vermelho, prata, branco e malhado são as tonalidades mais frequentes.
Temperamento do shih tzu
Charmoso, o shih tzu traz alegria e diversão para a casa. Está sempre disposto a brincar ou a ficar no colo – o importante é estar por perto da família! É um cachorro que costuma latir para as novidades, o que faz dele um verdadeiro cão de alerta. O adestramento pode ajudar a diminuir a frequência dos latidos.
Aliás, o cachorro dessa raça costuma ser fácil de treinar, mas também pode apresentar certa teimosia e perder o foco com facilidade. Isso pode dificultar um pouco o processo. Como às vezes pode ser teimoso, ele é conhecido por ser um desafio para educar – o que requer muito amor e paciência. Como é comum, os melhores resultados são obtidos quando o shih tzu é elogiado e recompensado ao acertar.
A raça com crianças, estranhos e outros animais
O shih tzu se dá bem com todo mundo, o que inclui outros animais, pessoas estranhas e crianças. A socialização desde filhote é muito benéfica não somente para ele, mas também para qualquer cachorro. Em se tratando de crianças muito pequenas, é preciso tomar cuidado para que elas não machuquem os olhos do shih tzu, ainda mais se o cachorro for um filhote.
O shih tzu late muito?
O shih tzu late para avisar quando nota algo diferente. É um cão de alerta e para ele muitas coisas podem ser novidade, inclusive a voz de um vizinho. Por isso, controlar a frequência e intensidade do latido do cachorro é importante, especialmente para quem vive em apartamento, para não incomodar outras pessoas. Para essa missão, o adestramento é o melhor aliado.
A raça é destruidora?
Não. É uma raça tranquila, contanto que diariamente tenha atenção e atividades suficientes. Afinal, é um cão de companhia e adora passar o tempo com a família!
O shih tzu é agitado?
Como não tem tanta energia quanto outras raças, o shih tzu tem pouca exigência de atividade. Não é um cão agitado e prefere ficar no colo do tutor. O shih tzu faz parte das raças de cachorro com focinho achatado, o que quer dizer que ele tem dificuldades para respirar e não pode fazer exercícios muito longos ou intensos. Ao mesmo tempo em que é fã de brincadeiras, também pode ficar tranquilo e satisfeito no canto, dormindo esparramado em algum canto da casa.



Clique aqui para voltar